Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.
Mulher bonita dormindo tranquilamente.

O sono é um dos momentos mais importantes do cotidiano, já que é por meio dele que o corpo descansa e se prepara para o dia seguinte. Quem sente dificuldade em relaxar nesse momento pode apostar em técnicas para dormir rápido e combater a insônia. Veja as principais:

Como dormir mais rápido?

Evite alimentos pesados

O consumo de alimentos com alto teor de gordura deve ser evitado porque exige mais tempo de digestão e, como o metabolismo é lento à noite, pode prejudicar a qualidade do sono.

Também deve haver cautela na ingestão de carboidratos, pois sua capacidade de dar energia pode provocar insônia e colaborar com o aumento do peso.

Outra recomendação é banir alimentos à base de cafeína no período noturno, já que o composto estimula o sistema nervoso. Na lista de produtos com esta substância, estão o café, os refrigerantes de cola, o chocolate, o chá preto e o chá verde.

Evite atividades físicas à noite

Assim como a alimentação inadequada, a prática de atividades físicas à noite pode ser inimiga de quem quer dormir rápido, já que o corpo e a mente ficam extremamente ativos por causa do esforço.

Portanto, é indicado finalizar os exercícios no mínimo duas horas antes de ir para a cama.

Desconecte-se

Interagir com aparelhos que emitem luz antes de adormecer reduz a quantidade de melatonina, hormônio estimulado à noite e que faz o cérebro entender que é hora de dormir.

De acordo com um estudo publicado pelo periódico Current Biology, a iluminação emitida por aparelhos de televisão, computadores ou celulares faz o sistema nervoso acreditar que ainda é dia. Consequentemente, a quantidade de melatonina é reduzida e o indivíduo não consegue dormir.

O ideal é desligar os eletrônicos no mínimo 30 minutos antes de ir para a cama.

Exercício de respiração

É possível praticar exercícios de respiração para conseguir dormir rapidamente.

Um deles foi elaborado pelo médico norte-americano Andrew Weil e é tão fácil que qualquer um pode fazer: com a língua na parte de trás dos dentes superiores, inspire o ar pelo nariz por quatro segundos, segure a respiração por sete segundos e, por fim, expire pela boca durante oito segundos.

A técnica deve ser repetida quatro vezes para gerar o efeito de tranquilizante natural.

Beba chás que acalmam

Alguns chás são capazes de reduzir o nervosismo porque têm propriedades calmantes. Entre as infusões mais famosas estão: camomila, folhas de maracujá, erva-cidreira e melissa.

Apesar de se tratarem de compostos naturais, o ideal é sempre consultar um médico para avaliar se a ingestão da erva pode ser nociva.

Não force o sono

A maneira mais eficaz de acabar com a insônia não é ficar rolando na cama, mas mudar o foco.

Tentativas fracassadas causam nervosismo e frustração, o que torna o descanso inalcançável. Nesse caso, para conseguir dormir rápido é melhor realizar alguma atividade que requeira esforço mental, como ler um livro.

Procure ajuda

Caso nenhuma das técnicas para dormir rápido funcione, busque auxílio de um especialista para investigar a possibilidade de um transtorno do sono.

Há uma série de tratamentos possíveis para condições desse tipo, com destaque especial para a homeopatia, especialidade que utiliza medicamentos naturais para curar o paciente.

A ação dos remédios homeopáticos se diferencia dos convencionais porque reequilibra o paciente como um todo, ou seja, não combate somente os sintomas, mas também causas e consequências de determinada doença.

Gostou? Então aproveite para ler nosso artigo sobre como a homeopatia faz bem.

CategoryBlog
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008