Apesar de ser uma fase normal, há mulheres que se sentem extremamente incomodadas com os sintomas da menopausa. Porém, muitas evitam o uso de hormônios sintéticos devido aos riscos e efeitos colaterais inerentes. Uma alternativa para passar por este período de maneira suave é a homeopatia para menopausa.
Saiba mais sobre fito-hormônios a seguir:
Reposição hormonal alopática faz mal?
A reposição hormonal é uma terapia que visa a redução dos sintomas de menopausa, tais como calor excessivo, diminuição da libido, secura vaginal e instabilidade emocional.
Na medicina tradicional, chamada de alopática, ela é realizada por meio de medicamentos compostos por hormônios sintéticos que, à primeira vista, parecem muito atrativos, pois prometem prolongar a vida sexual, diminuir o risco de osteoporose, reduzir a chance de infecções nos aparelhos reprodutivo e urinário, preservar a capacidade intelectual e, até mesmo, rejuvenescer a aparência.
Parece uma pílula mágica, mas há um lado pouco abordado: um estudo publicado em 2002 no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA, em inglês) testou o tratamento em mulheres a partir de 50 anos e descobriu que seu uso aumenta o risco de infarto, derrame, câncer de mama, trombose e embolia pulmonar.
Embora ajude mulheres que buscam alívio para as transformações da maturidade, o método pode trazer consequências negativas em longo prazo. O que fazer então?
Fito-hormônios não têm efeito colateral ou riscos
Existem fórmulas homeopáticas que controlam as manifestações indesejáveis da maturidade reprodutiva sem causar efeitos colaterais ou elevar riscos de doenças. Utilizadas juntamente com os fito-hormônios, proporcionam o conforto e o equilíbrio desejados.
A eficácia desses medicamentos já foi comprovada em trabalhos científicos, como o publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, em 2011, que descobriu que o uso da terapia homeopática reduz consideravelmente os sintomas de menopausa.
Outra vantagem é que a medicação homeopática e os fito-hormônios são especialmente prescritos para cada paciente, afinal, pessoas diferentes têm necessidades diferentes.
A homeopatia para menopausa também recomenda associar o uso de medicamentos a hábitos saudáveis de vida, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.
Como os medicamentos são preparados?
A homeopatia para equilíbrio hormonal sabe qual é o medicamento mais adequado para cada paciente por meio de uma extensa conversa entre médico e paciente com o objetivo de entender exatamente o ambiente em que a pessoa está inserida, seu momento de vida, desafios emocionais, profissionais e sociais.
A partir daí, o homeopata elege o medicamento baseado no princípio da cura pelo semelhante. Neste, uma doença é tratada pelo por um remédio de fundo – substância capaz de produzir os mesmos sintomas que se deseja combater.
Para evitar o efeito nocivo, o material de origem animal ou vegetal são diluídas de forma com que somente sua ação positiva fique válida.
Gostou do texto? Curta nossa página no Facebook e acompanhe muito mais sobre saúde feminina e tratamentos naturais!