Como todo ser humano, bebês geram gases. É a partir da segunda semana após o parto que eles aparecem com maior intensidade, já que o sistema digestivo ainda é imaturo. A flatulência causa desconforto, por isso, preste atenção aos seguintes sinais de bebê com gases para identifica o problema:
- arrotando ou soltando muitos gases (‘pums’);
- com a barriga mais inchada;
- regurgitando e tendo soluços;
- mostra-se choroso e se contorce.
Se tiver algum dos sintomas acima, a criança pode estar com gases e, pior, eles podem indicar cólicas. Saiba mais:
Como tratar gases em recém nascidos e crianças
Confira 5 dicas para aliviar bebê com gases.
Massagem na barriguinha
Dica clássica dada por 10 em 10 especialistas. Massageie levemente a barriga da criança. Prefira movimentos arredondados e em círculo, em sentido horário (pense no relógio, na mesma direção que os ponteiros fazem). A contração e descontração dos músculos ajudam a expelir os gases.
Exercícios leves
Outra que todo cuidador conhece. Agarre levemente os pés do bebê e dobre os joelhos – simultaneamente – até a barriga. A pressão deve ser leve, mas constante por um breve tempo. Outra saída é fazer suaves movimentos giratórios com as pernas, como se o bebê fizesse o movimento de pedalar. Se quiser, pode cantar a música “Uma minhoquinha faz ginastiquinha” também.
Alimentação para bebê com gases
Dica dupla: a alimentação deve ser cuidada tanto no bebê quanto na mãe, caso ainda amamente. A mamãe não deve abusar de alimentos pesados ou que causam gases (feijão, brócolis, ovos, etc.). Já para a criança, caso não mame e tome fórmulas, o ideal é seguir a orientação da quantidade indicada pelo pediatra, oferecendo sempre com a cabeça do bebê em uma posição mais elevada e observando se o bico da mamadeira está repleto de leite (para não deglutir ar).
Compressas mornas na barriga
O calorzinho relaxa e, ao mesmo tempo, dá sensação de conforto. Vale utilizar pano esquentado com o ferro de passar, bolsa de água quente ou compressa em gel. Basta colocar sobre a barriga da criança, confortando o bebê. Atenção com a temperatura da bolsa, que pode queimar a pele ainda fina da criança.
Peça ajuda de um homeopata
Somando suas observações de em qual posição o bebê fica quando incomodado e outros detalhes, um profissional especialista analisará a situação e receitará a homeopatia adequada para que o bebê não trate somente os gases, mas todo o sistema que está em desequilíbrio. Como a homeopatia faz bem, possui normas rígidas de qualidade, é segura e ainda tem resultados rápidos, vai promover alívio e conforto para o neném – e para os pais.
Quer saber mais sobre cuidado infantil? Então leia nosso texto sobre dicas para evitar e tratar diarreia em bebê.