Embora as dores abdominais na infância não sejam graves e nem anormais, pode ser muito difícil lidar com elas e aliviar o pequeno. Apostar em chá para cólica de bebê é uma ótima alternativa para acabar com o desconforto de maneira natural e sem efeitos colaterais. Veja as melhores fórmulas a seguir:
Por que bebês têm cólica?
Bebês choram e isso é completamente normal, mas muito desconfortável para a maioria dos pais, especialmente os de primeira viagem.
O problema é ainda mais preocupante quando o choro é persistente, mesmo com o bebê alimentado e descansado, e todas as tentativas para cessá-lo são em vão. Nesse caso, é provável que o pequeno esteja com cólicas.
Ainda não se sabe exatamente porque crianças desenvolvem tais dores, mas algumas teorias apontam o acúmulo de gases na cavidade abdominal pela imaturidade do intestino. Outras manifestações de cólica em bebê, além do choro, incluem gemidos e até contorções.
A condição costuma regredir em poucos meses, enquanto isso não acontece é possível preparar infusões caseiras para amenizar o desconforto da criança.
Melhores receitas de chá para cólica de bebê
O ideal é que até os seis meses de idade a alimentação do pequeno seja composta apenas de leite materno, que tem todas as substâncias necessárias para essa fase.
A partir do segundo semestre é permitido inserir alimentos, como chá para cólica de bebê. Veja quais apostar:
Melissa
Também conhecida como erva-cidreira, esta planta tem propriedades que acalmam o sistema digestivo, reduzindo gases e cólicas.
Erva-doce
A erva-doce tem efeito digestivo e diurético, o que a torna uma boa combatente de cólicas e gases intestinais. Seu chá ainda reduz a irritabilidade dos bebês e os ajuda a dormir.
Como preparar?
É indicado preparar o chá para cólica de bebê corretamente para que nenhuma propriedade seja perdida.
Inicia-se com a fervura de 300 ml de água filtrada que, após entrar em ponto de ebulição, deve ser tirada do fogo. Em seguida, colocam-se duas colheres de sopa da erva escolhida e abafa-se até chegar à temperatura morna.
O chá para cólica de bebê deve ser coado e servido apenas 30 ml por dia, de preferência sem adoçar.
Quais chás evitar?
Nem todos os chás podem se dados como remédio para cólica de bebê, já que algumas ervas podem ser danosas ou pouco aceitas pelos pequenos.
É o caso do boldo, que dificilmente é bem recepcionado devido ao sabor amargo.
Bebidas com cafeína – como chá mate, preto e verde – também devem ser evitadas, pois estimulam o sistema nervoso e podem aumentar o nervosismo da criança.
O chá de camomila para bebê também deve ser administrado com cautela, já que contém ativos que são capazes de irritar o trato digestivo.
Antes de apostar em quaisquer tratamentos naturais, converse com o pediatra de seu filho sobre o assunto.
Gostou das receitas de chá para cólica de bebê? Então curta a página da pediatra e homeopata Dra Ligia Comerlatti e saiba mais!