Você já considerou apostar na homeopatia para ansiedade e depressão? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, (OMS), o Brasil lidera os casos de transtornos de ansiedade. Mas além da alopatia, que é o tratamento mais popular, através de medicamentos, você sabia que é possível tratar esses quadros com tratamentos alternativos, como a homeopatia? A seguir, veja 3 razões para escolher essa opção!
O que é homeopatia?
Antes de falarmos sobre o tratamento para ansiedade e depressão, vamos esclarecer o que é para quê serve a homeopatia.
Iniciada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, trata-se de uma terapia alternativa, e também complementar, em que se utilizam as substâncias que causam os problemas para amenizar e tratar determinados quadros, as quais são usadas como base para a criação dos “medicamentos” homeopáticos.
Por que escolher a homeopatia para ansiedade e depressão?
Optar por um tratamento homeopático para a ansiedade e depressão tem uma série de benefícios. Confira alguns deles:
1 – Ela é menos agressiva
A homeopatia é um tratamento menos agressivo quando comparado a alopatia, que é a medicina mais tradicional, em que são usados medicamentos que atuam de forma contrária, para combater uma doença. No caso de uma inflamação, por exemplo, ela é tratada com um medicamento anti-inflamatório.
Por outro lado, a homeopatia traz medicamentos mais naturais e que buscam o equilíbrio do organismo como um todo, físico, mental e emocional. Aqui, podem ser usados, inclusive, medicamentos fitoterápicos e florais.
2 – Tratamento personalizado
Geralmente, os medicamentos homeopáticos são manipulados, o que garante mais assertividade ao tratamento, já que o médico pode adaptá-los às necessidades do paciente. Eles também garantem mais flexibilidade para ajustes durante o tratamento, conforme a evolução do paciente.
3 – Técnica complementar
Por se tratar de uma técnica que equilibra o corpo e a mente por inteiro, ao optar pela homeopatia para o tratamento de ansiedade e depressão, o paciente pode ter outros benefícios, como o tratamento de outros quadros silenciosos ou ainda não identificados, como o estresse.
E apesar da homeopatia ter como base um remédio único para o tratamento, vale lembrar que ela também pode ser aplicada como um tratamento complementar à alopatia, em que são ministrados antidepressivos.
A homeopatia é indicada para o tratamento de ansiedade e depressão em todos os pacientes, das crianças aos idosos. No entanto, é fundamental que todo o processo seja feito com a orientação e supervisão de um homeopata.
Quer saber mais sobre homeopatia? Confira outras dicas da Dra. Ligia Comerlatti: