O primeiro semestre de 2024 foi marcado por uma epidemia de dengue no Brasil. Até junho de 2024, dados do Ministério da Saúde registraram cerca de 6 milhões de casos prováveis de dengue e quase 4 mil mortes confirmadas pela doença. Ainda não há um medicamento específico para o combate ao vírus, mas alguns tratamentos podem aliviar os sintomas. A seguir, entenda os benefícios da aplicação da homeopatia para dengue:

O que é a dengue?

A dengue é uma doença viral, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o Ministério da Saúde, o mosquito chegou ao Brasil através de navios que chegaram da África com escravos, e a primeira epidemia comprovada clinicamente por aqui se deu entre os anos de 1981 e 1982, na cidade de Boa Vista (RR).

Toda a população, em qualquer faixa etária, está suscetível à doença, mas pessoas idosas e com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, correm um risco maior de evoluir para casos graves e ter complicações que podem ser fatais.

Quais são os sintomas da dengue?

Os sintomas da dengue se manifestam em fases, ao longo de mais ou menos dez dias. Na primeira fase, a inicial, é comum ter febre, sentir dores de cabeça e no corpo. Na segunda, fase crítica, deve-se ficar atento às dores abdominais, tonturas, vômitos e sangramentos. Na fase final, de recuperação, os sintomas amenizam, mas podem surgir manchas pelo corpo, além de coceira.

A homeopatia é uma terapia alternativa que pode te ajudar a aliviar os sintomas de uma forma mais natural e menos agressiva | Imagem de jcomp no Freepik

Homeopatia para dengue: como é o tratamento?

Apesar de já existir vacina para a doença, incorporada no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro de 2024 , ainda não há um medicamento para combater o vírus.

O tratamento para a dengue geralmente é feito com analgésicos e antitérmicos que ajudam no alívio dos sintomas, além da hidratação oral, que é altamente recomendada.

Mas, você já pensou em apostar na homeopatia para o tratamento da dengue?

Essa especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira (AMB), é uma terapia alternativa que pode te ajudar a aliviar os sintomas de uma forma mais natural e menos agressiva, já que seus medicamentos possuem apenas substâncias de origem animal, vegetal e mineral em suas fórmulas.

Ao longo dos anos, alguns medicamentos homeopáticos oferecidos por hospitais de medicina e centros médicos, e até registrados pela Anvisa, colaboraram para o alívio dos sintomas da dengue e ainda atuaram como um reforço para o sistema imunológico.

O caso mais recente é de um medicamento em gotas, oferecido pelo Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), em Goiânia (GO), que busca desencadear o sistema de cura natural do corpo.

Vale ressaltar que os medicamentos homeopáticos não substituem as medidas profiláticas contra a doença, mas podem ser aliados para evitar complicações associadas à dengue. Consulte um médico homeopata para entender a melhor opção para o seu caso!

Confira mais artigos da Dra. Ligia Comerlatti e conheça outros benefícios da homeopatia para a sua saúde: