Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.

Na prática, todos sabem o que é um remédio ou medicamento em sua forma mais popular, mas, você sabe o que é um medicamento homeopático? Saiba as diferenças entre eles e conheça os benefícios do medicamento homeopático, também conhecido como medicamento de fundo:

Qual é a diferença entre remédio e medicamento?

Remédios e medicamentos são considerados sinônimos, no entanto, possuem suas diferenças. O remédio é uma substância ou um tipo de cuidado usado para tratar ou aliviar sintomas, mas não necessariamente passa por algum tipo de controle de qualidade, podendo ser caseiro. Um exemplo é uma receita de chá da sua avó para curar uma gripe, por exemplo.

Já o medicamento, apesar de cumprir a mesma função do remédio, é produzido em farmácias e indústrias e passa por um controle de qualidade, são aqueles comercializados pelas farmácias. De acordo com a ANVISA, eles “são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, sendo produzidos com rigoroso controle técnico para atender às especificações determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.” 

Entenda a diferença entre os tipos de medicamentos e os benefícios do medicamento homeopático

Entenda a diferença entre os tipos de medicamentos e os benefícios do medicamento homeopático  – Image by jcomp on Freepik

Quais são os tipos de medicamento?

Quando pensamos em formas de produção e na origem de matéria-prima, existem diversos tipos de medicamentos. No primeiro caso, quanto à forma de produção, temos os medicamentos industrializados são aqueles produzidos e embalados nas indústrias e comercializados nas farmácias, seguindo as normas de legislação, e os medicamentos manipulados, que são criados em farmácias e laboratórios de manipulação seguindo uma prescrição médica. 

Agora, falando em matérias-primas, temos três tipos de medicamentos, os biológicos, os fitoterápicos  e os sintéticos ou semissintéticos. 

  • Medicamentos biológicos: são obtidos a partir de fluidos biológicos, de origem animal  ou de procedimentos biotecnológicos, como vacinas e soros.
  • Medicamentos fitoterápicos: possuem princípio ativo extraído de plantas.
    Medicamentos sintéticos ou semissintéticos: produzidos com matérias-primas feitas e modificadas em laboratório.

Como é feito o medicamento homeopático?

Os medicamentos homeopáticos são manipulados e possuem matérias-primas de origem animal, mineral ou vegetal, assim, são mais naturais quando comparados aos medicamentos puramente sintéticos. 

Basicamente, eles unem substâncias naturais, álcool e glóbulos de sacarose, e  chegam ao formato final através de processos de diluição, agitação e trituração.

Benefícios do medicamento homeopático

A homeopatia é uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira (AMB), e os medicamentos usados neste tipo de terapia são eficazes, indicados para o controle dos sintomas de diversos quadros como enxaqueca, rinite e sinusite, depressão e ansiedade, entre outros.

Além de sua origem natural, entre os principais benefícios desse tipo de medicamento está a assertividade do tratamento, já que ele é manipulado de acordo com cada caso, como orientado pelos médicos homeopatas. 

O tratamento homeopático é seguro e indicado para todos os pacientes, de crianças a idosos. 

Qual a diferença entre medicamentos alopáticos e homeopáticos?

Os medicamentos alopáticos, mais utilizados pela medicina tradicional, são sintéticos e atuam no combate às doenças produzindo efeitos contrários aos sintomas, como os anti-inflamatórios e antialérgicos, por exemplo. 

Por outro lado, a homeopatia se baseia em um único medicamento, de origem natural,  conhecido como “medicamento de fundo”, que é responsável  por tratar e equilibrar o organismo do paciente por inteiro, equilibrando seu físico, mental e emocional.

A automedicação, inclusive homeopática, não é indicada. Consulte um médico homeopata para receber o diagnóstico e tratamento correto para o seu caso.

Confira mais artigos da Dra. Ligia Comerlatti e saiba mais sobre homeopatia:

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008