A homeopatia é uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira (AMB), desde 1980 e 1990, respectivamente. No entanto, por ser um tratamento alternativo, é comum que surjam dúvidas sobre a sua eficácia. Essa terapia não só funciona, como traz diversos benefícios para a saúde como um todo. Continue a leitura e descubra o que é e para que serve a homeopatia:
Afinal, o que é homeopatia?
Quando olhamos para a etimologia da palavra homeopatia, já é possível compreender os seus princípios: homeo significa semelhante, e pathos, patologia.
Assim, a homeopatia é definida como uma terapia alternativa que tem como princípio a Lei dos Semelhantes. Entende-se que as substâncias provenientes da natureza, sejam elas de origem animal, vegetal ou mineral, são capazes de curar os sintomas que também podem causar.
O médico alemão Samuel Hahnemann, pai da homeopatia, iniciou essa técnica em 1796, e também seguiu outros dois fundamentos: a experimentação de substâncias em pessoas sãs e doentes, e a diluição e agitação de substâncias em álcool e sacarose em glóbulos, separando a matéria física e energética.
“A homeopatia é uma ciência e a arte de curar que se baseia em uma lei biológica natural, que rege toda verdadeira cura, chamada ‘Lei dos Semelhantes’. Segundo esta lei, uma enfermidade dinâmica se cura de modo duradouro por outra enfermidade mais forte e de distinta espécie (nesse caso, o medicamento), que seja o mais semelhante possível dos sintomas da enfermidade natural.” Samuel Hahnemann
Benefícios da homeopatia
Entre os principais benefícios da homeopatia está o fato de ser menos agressiva quando comparada aos tratamentos convencionais e a possibilidade de um tratamento mais assertivo e personalizado, por exemplo.
Além disso, ela é indicada para qualquer pessoa, de recém-nascidos a idosos, e para o tratamento de diversas doenças e condições, sejam elas crônicas ou agudas, como ansiedade, depressão, enxaqueca e mais.
“No estado de saúde, a energia vital imaterial (soberana), que anima a parte material do corpo humano, reina de maneira absoluta.” Samuel Hahnemann
Como são os medicamentos homeopáticos?
Em suas consultas, o médico homeopata avalia as queixas do paciente, todos os seus hábitos, fatores físicos e emocionais, e tudo aquilo que o torna singular.
Após a análise, são definidas as substâncias naturais que serão utilizadas no tratamento, que em concentrações com álcool e glóbulos de sacarose, por meio dos processos de diluição, agitação e trituração, dão origem aos medicamentos homeopáticos.
Feito isso, é observada a ação das substâncias no organismo do paciente e a evolução do quadro.
Se interessou por esse tratamento? Consulte um homeopata para ter um diagnóstico e tratamento assertivos. Para saber mais sobre o tema, confira outras dicas da Dra. Ligia Comerlatti: