Tratar rinite com homeopatia é uma maneira eficaz de eliminar o transtorno, marcado por coceira, espirros e outros sintomas que incomodam muito e podem predispor o aparecimento de condições mais graves, como sinusite.
Como surge a rinite?
O aparelho respiratório tem como função principal absorver oxigênio e eliminar gás carbônico, mas também atua filtrando poeira, ácaros e outras partículas estranhas.
Quando uma pessoa tem hipersensibilidade a alguma dessas substâncias, o corpo responde com tosse, espirros, coceira e outras manifestações com o objetivo de se proteger do possível agressor. Essa reação é chamada de alergia.
Quando afeta o nariz, o problema recebe o nome de rinite alérgica e causa prejuízo persistente na qualidade de vida do indivíduo.
Os tratamentos alopáticos – oriundos da medicina tradicional -, feitos com antialérgicos, corticoides e imunoterápicos, amenizam os sintomas, mas têm efeitos colaterais importantes e nem sempre dão certo. Assim, uma alternativa frequentemente buscada por sua visível eficácia é a homeopatia.
Homeopatia para rinite funciona mesmo?
Não é difícil encontrar pessoas que obtiveram sucesso com a homeopatia para rinite alérgica: basta uma simples busca na internet para descobrir casos em que este tipo de medicação gerou grandes melhorias.
As diferenças em relação ao tratamento alopático já começam na consulta: o homeopata não se baseia somente nos sintomas para estabelecer o diagnóstico e o tratamento, mas ele precisa saber detalhes do indivíduo, como variações climáticas e condições emocionais presentes nas crises.
Você deve estar se perguntando “por que tudo isso?”. A resposta faz todo o sentido: a homeopatia acredita que doenças são causadas por desequilíbrios que envolvem o organismo e a mente, não apenas um órgão ou sistema. Assim, é essencial saber o contexto do paciente para realmente conseguir tratar a doença, e não somente amenizar seus sintomas.
Vantagens
Além de eficiente, o tratamento homeopático para rinite pode ser adotado por pessoas de quaisquer idades ou estados de saúde, já que os medicamentos, quando bem ministrados, têm efeitos colaterais e riscos mínimos.
Contudo, não existe uma única fórmula para todos os pacientes e o motivo é simples: somos pessoas diferentes e, portanto, devem ser receitados medicamentos que respeitem as características de cada um.
O argumento também explica porque não é aconselhável comprar remédios homeopáticos para rinite cujos nomes foram encontrados na internet, já que a triagem e a conversa com o profissional da saúde especializado é essencial para o sucesso do tratamento.
Quer saber mais sobre como age a homeopatia para rinite? Fique de olho em nossa página do Facebook e aproveite conteúdos exclusivos.