Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.
Bebê chorando.

As fezes de bebês, especialmente os em fase de amamentação exclusiva, são naturalmente líquidas, mas quando sua frequência ou coloração se alteram, pode ser sinal de diarreia. Além das alterações evacuatórias, os pequenos podem apresentar febre, falta de apetite e dores abdominais. A seguir, descubra as causas e como tratar diarreia em bebê:

Causas da diarreia em bebês

Infecções

Infecções por vírus, bactérias e parasitas são a causa mais comum de diarreia em crianças menores de dois anos. Felizmente, o problema tem se tornado cada vez mais raro em países desenvolvidos, especialmente pelas condições higiênicas e pela introdução da vacina oral contra Rotavírus.

Doença celíaca

A introdução alimentar em bebês pode vir acompanhada de diarreia, em casos de reação imune ao consumo de glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio.

É uma condição rara e vem acompanhada de outros sintomas como distensão abdominal, anemia e deficit de crescimento, entre outros.

Antibióticos

Algumas crianças podem desenvolver diarreia como efeito colateral de antibióticos alopáticos, visto que eles combatem tanto as bactérias intestinais patológicas como as saudáveis. Se você suspeitar desta causa, converse com seu médico antes de interromper a medicação.

Alergia ao leite

Uma pequena porcentagem de crianças é alérgica a proteínas encontradas em laticínios – como a lactose – o que pode vir à tona tanto na introdução alimentar quanto durante o período de amamentação exclusiva – por meio dos produtos lácteos consumidos pelas mães. Como sintomas, pode haver diarreia, vômito e urticária.

Outras causas

As causas citadas acima são as principais motivações para diarreia em bebê, mas o problema ainda pode ser fruto de síndrome do intestino irritável, deficiência de zinco e doença inflamatória intestinal. Nestes casos, a consulta com o pediatra é fundamental para diagnóstico e acompanhamento.

Como tratar diarreia em bebê?

No caso das diarreias infecciosas e quando o quadro for leve, o melhor é deixá-las seguir seu curso enquanto e tentar aliviar o desconforto do pequeno com as seguintes medidas:

Ofereça líquidos

Bebês com diarreia são suscetíveis à desidratação pois seus organismos perdem líquidos mais rapidamente do que os de crianças mais velhas ou adultos. Para evitar a complicação, é importante oferecer leite do peito ou mamadeira com mais frequência. Nas crianças maiores aumente a ingestão de água.

Aposte em alimentação saudável

Bebês que já estão comendo sólidos podem continuar com eles normalmente. Ou seja, aposte em frutas, carnes magras e alimentos ricos em amido, como arroz e batata. Evite alimentos muito laxantes como laranja, mamão, fibras em excesso.

Limpeza mais frequente

O teor ácido e a maior frequência evacuatória da diarreia aumentam o risco de assaduras. Para evitá-las, vale aumentar a periodicidade da troca de fraldas, bem como limpar o pequeno delicadamente com uma toalha macia e água morna ao invés de lenços umedecidos. Por fim, aplique uma camada de pomada a cada troca.

Lave bem as mãos

A diarreia causada por infecção viral ou bacteriana pode ser contagiosa. Portanto, lave bem as mãos a cada troca de fraldas e mantenha seu filho em casa até que ele esteja completamente recuperado.

Quando procurar atendimento médico?

Em crianças, particularmente as pequenas, a diarreia pode levar à desidratação, especialmente se cursar junto com febre e/ou vômito. Os sinais de alarme para tal são:

  • Não fazer xixi por três ou mais horas
  • Febre de mais de 39°C
  • Fezes escura, com sangue ou com muco
  • Boca seca ou choro sem lágrimas
  • Falta de ânimo, irritação ou sonolência
  • Aparência afundada no abdômen, olhos ou bochechas

Busque um médico se seu filho apresentar um ou mais sinais acima ou se a diarreia persistir por mais de 24 horas.

CategoryBlog
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008