Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.

Os benefícios da homeopatia são inúmeros e contemplam principalmente quem deseja um tratamento abrangente, personalizado e efetivo. Porém, ainda há quem cultive dúvidas e até mesmo preconceitos a respeito da substituição dos medicamentos tradicionais pelos naturais.

A seguir, entenda porque homeopatia faz bem:

Homeopatia funciona mesmo

É comum encontrarmos pacientes que eram descrentes com esta prática médica, mas mudaram de ideia ao perceber que a homeopatia vale a pena. A efetividade é tanta que o Conselho Federal de Medicina a reconhece como uma especialidade desde 1980.

Apesar de a aprovação ter sido reconhecida há quase 40 anos, o método é muito anterior: foi criado há mais de 220 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann.

Descontente com a medicina da época, ele questionou os princípios dos medicamentos então utilizados, os quais consistiam no combate a doenças por meio de compostos completamente contrários a elas.

Após testes e pesquisas baseados em preceitos ainda mais antigos, Hahnemann desenvolveu a cura pelos semelhantes. A técnica baseia-se na escolha de compostos naturais com potencial de causar os mesmos sintomas da doença, neutralizando-os pela diluição e fazendo com que passem a atuar em defesa do equilíbrio do organismo e, consequentemente, contra a doença.

Desde então, a homeopatia se desenvolveu e se consolidou como uma maneira de prevenir e tratar doenças em bebês, crianças, adultos e idosos de maneira definitiva e menos agressiva.

Por que homeopatia faz bem?

Dar preferência ao uso de remédios homeopáticos ao invés dos alopáticos – nome dado às drogas tradicionais – traz uma série de benefícios.

O principal diferencial está no fato de que a prática leva em consideração a energia vital que regula cada indivíduo, tratando o organismo como um todo. Assim, as causas e consequências de determinado desequilíbrio são resolvidas, ao invés de apenas os sintomas. Com isso, há redução da probabilidade de retorno da doença, ou seja, uma cura realmente completa.

Além disso, não há risco de efeitos colaterais ou dependência, já que não há elementos nocivos nas composições.

O que a homeopatia trata?

A homeopatia trata doenças crônicas como rinite, diabetes, enxaqueca, hipertensão, artrite reumatoide e outras, além de doenças agudas como infecções do trato respiratório superior (amidalites, otites, sinusites), pneumonia, problemas gastrointestinais, entre outros.

Também fortifica o sistema imunológico, responsável por proteger o organismo de vírus, bactérias e outros agentes patológicos.

Distúrbios mentais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, também podem ser tratados com homeopatia, com excelentes resultados.

É preciso lembrar que, apesar de todas as vantagens da homeopatia fazer bem, a alopatia não deve ser descartada em alguns problemas de saúde, como câncer e outras complexidades. Contudo, estes tratamentos podem e devem ser combinados com o homeopático para cuidar da saúde integral do paciente.

Quer saber mais? Leia nosso texto sobre os princípios da homeopatia.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008