A Homeopatia tem como diferencial tratar o paciente como um todo, e não apenas seus sintomas. Ela acredita que mente e físico são regulados pela energia vital individual. Ou seja, quando ela vibra em harmonia o estado de saúde do indivíduo é perfeito.

Já os doentes têm essa carga deturpada por outras energias, que podem ser físicas (calor, radiação, etc), químicas (químicos, medicamentos e alimentos), biológicas (bactérias, fungos e parasitas) e psíquicas (traumas, frustrações, etc).

O desequilíbrio provoca reações que são expostas por meio de sinais e sintomas que inicialmente são emotivo-afetivos. Vale lembrar que o corpo e a alma formam uma unidade plena, portanto tudo o que afeta o físico também toca a alma e vice-versa. Para restaurar esse equilíbrio, usa-se a energia dos remédios homeopáticos, que são feitos à base de substâncias de origem mineral, animal ou vegetal.

Entenda os princípios fundamentais da Homeopatia a seguir:

4 pilares fundamentais da homeopatia

Cura pelos semelhantes

No século XIX, o médico alemão Hahnemann percebeu que os sintomas de intoxicação pela planta quinino eram semelhantes aos da infecção malária. Logo, ele experimentou usar a substância diluída para o tratamento da doença, criando assim o princípio básico da Homeopatia chamado de “cura pelos semelhantes”. Nele, compostos de origem animal, mineral ou vegetal tem poder de curar os sintomas que também são capazes de causar. Contudo, há a diluição da substância para que seus efeitos negativos sejam anulados.

Experimentação em homem são

Para saber quais são os reais efeitos das substâncias no ser humano, o percursor da homeopatia, Hahnemann, percebeu que a experimentação só funcionaria em pessoas saudáveis, visto que em doentes seria confuso diferenciar os sintomas da patologia com os provocados pelo composto.

Atualmente, há muitos remédios homeopáticos que já foram amplamente testados e, portanto, já tem seus efeitos conhecidos. Ainda assim, pesquisadores continuam buscando se aprimorar em novas substâncias e se aprofundar ainda mais nas já conhecidas.

Medicação única

Cada indivíduo tem características, energias e históricos diferentes. Visando justamente nisso, a homeopatia personaliza o tratamento para o paciente, criando compostos únicos e multifuncionais. Ou seja, ao invés do uso de vários remédios de uma vez, é empregue apenas uma fórmula que contempla todas as queixas relatadas.

Doses infinitesimais

A fim de evitar o aparecimento de efeitos negativos das substâncias homeopáticas, o médico Hahnemann desenvolveu uma técnica de superdiluição e consequente amenização do composto homeopático. Com isso, a energia vital da substância é liberada em sua melhor forma.