Remédios homeopáticos cercados de flores.

Os remédios homeopáticos funcionam por meio de compostos químicos, biológicos, farmacológicos e também de material patológico vegetal e animal, ou seja, todos os componentes da natureza podem servir de matéria-prima.

Um dos princípios fundamentais da Homeopatia é sua experimentação em indivíduos saudáveis antes de serem comercializadas, visto que o teste em alguém doente poderá causar confusão entre o efeito do medicamento e os sintomas da doença.

Como é feito um remédio homeopático?

A preparação requer que a substância seja diluída e dinamizada por meio da sucussão, que é o processo de agitação. Com isso, é despertada a energia benéfica contida nas substâncias.

A cada dinamização incorporamos um pouco mais de energia, apesar de existir cada vez menos substância devido à diluição. Portanto, quanto mais dinamizado o medicamento, mais energia curadora e menos substância haverá.

Os remédios homeopáticos funcionam de diversas formas, como glóbulos, líquidos, tabletes ou papéis.

Como ficamos doentes e como o remédio homeopático age

Todo homem possui órgãos de menor resistência, chamados de órgãos-alvo, em que são descarregados os desequilíbrios da energia vital. Essa relação de fraqueza e fortalecimento depende de sua constituição genético-hereditária. A partir disso, surgem sintomas e sinais físicos e/ou mentais que vão acometendo órgãos cada vez mais internos e vitais quando não tratados adequadamente.

Contudo, o remédio homeopático age revertendo esse quadro de modo a fazer com que as doenças desapareçam no sentido inverso em que apareceram. Isto é, as mais recentes desaparecem primeiro.

Assim, o paciente cura-se de dentro para fora (dos órgãos mais vitais para os mais superficiais) e de cima para baixo (da parte superior do corpo para a inferior). Também durante o tratamento podem reaparecer sintomas de doenças antigas, que já haviam desaparecido, o que chamamos de retorno de sintomas anteriores. Este é um sinal de cura, pois as doenças não estavam realmente tratadas e sim suprimidas e substituídas por outras. Estes sintomas normalmente regridem espontaneamente.

Cura por remédios homeopáticos: como funciona

O processo de cura muitas vezes é doloroso e causa incômodo. Podem surgir sintomas de limpeza do organismo, tais como vômitos, diarreia, febre, eliminação de secreções e problemas dermatológicos. Eles variam de paciente para paciente, tanto em intensidade como em duração. Nas doenças mais antigas podem ocorrer uma piora inicial dos sintomas, de duração indeterminada, que chamamos de agravação homeopática.

Após este período, começa uma melhora progressiva que pode durar meses. Estes sintomas podem ainda reaparecer durante o processo, porém cada vez com intensidade menor e em intervalos cada vez maiores, levando a cura do indivíduo como um todo.