Refluxo gastroesofágico (RGE) é atualmente uma doença bastante comum no Brasil: estima-se que cerca de 20% da população sofra do problema, que causa azia, arrotos, tosse, gosto ruim na boca, flatulência e má digestão.
O tratamento convencional inclui terapia medicamentosa em longo prazo, mas nem sempre é eficaz e pode causar efeitos colaterais significativos, como osteoporose e infecções. Felizmente, a maioria dos casos de RGE pode ser curada por meio de um plano simples que visa melhorar o estilo de vida do paciente com o apoio de remédios homeopáticos.
A seguir, saiba como age a homeopatia para refluxo:
O que causa refluxo?
Refluxo é uma reação natural que pode afetar o paciente esporadicamente mas que, quando ocorre com frequência, é considerada uma doença.
O problema é causado por movimentos que levam os ácidos estomacais para o esôfago devido a uma falha na válvula que separa os dois órgãos. Isso é muito mais comum em pessoas obesas, grávidas e fumantes.
Como funciona a homeopatia para refluxo
A cura do refluxo pela homeopatia costuma ter muito sucesso e alcançar a recuperação total e a prevenção do problema.
Para isso, é necessário que haja individualização do tratamento, o que inclui uma extensa conversa entre paciente e médico para que sejam analisados detalhes peculiares à constituição física, emocional e genética de cada pessoa.
Essa abordagem permite determinar um conjunto de medicamentos naturais, como plantas e minerais, que reequilibraram o corpo e a mente do indivíduo como um todo, refletindo positivamente no tratamento do refluxo.
Os remédios homeopáticos para refluxo tem o efeito de reduzir o acúmulo de ácido, reequilibrar o pH, restaurar o sistema digestivo e fortalecer a válvula que separa o estômago do esôfago.
Benefícios
A homeopatia para refluxo é natural, suave e não gera efeitos colaterais. Como sua função é promover o reequilíbrio do paciente e a cura completa do problema, não é preciso usar os compostos por muito tempo.
Além disso, não ocorrem interações medicamentosas entre os remédios homeopáticos.
O método centenário é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e tem segurança comprovada pelo Food and Drug Administration (FDA) – agência norte-americana que supervisiona a saúde pública.
Cuidados adicionais
Apesar de o medicamento fazer grande parte do trabalho, o tratamento também inclui adotar alguns cuidados e alterações no estilo de vida.
Entre eles, está evitar, ao menos três horas antes de dormir, o consumo de álcool, muitos líquidos e comidas ácidas ou laticínios. Também é indicado que a última refeição do dia ocorra no mínimo duas horas antes de deitar.
Também é interessante perder peso, optar por roupas largas, usar travesseiros altos para elevar o tronco e reduzir o nível de estresse.
Se você gostou deste post sobre homeopatia para refluxo, siga a nossa página no Facebook para acompanhar atualizações.