Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.
Bebê com assadura na virilha.

Não importa o quão cuidadosa você seja, seu pequeno poderá desenvolver assaduras em algum momento, o que é completamente normal. Felizmente, é possível cuidar com antecedência para prevenir, tratar e curar a assadura de bebê. Veja como:

Causas

A assadura de bebê costuma ocorrer em áreas quentes e úmidas, o que explica porque seu aparecimento é mais comum no bumbum e na virilha. Ela é desencadeada por diversos fatores, tais como:

  • Irritação pelo contato prolongado da pele com fezes e/ou urina
  • Diarreia
  • Fralda muito apertada
  • Reação alérgica à fralda ou a produtos usados na pele
  • Mudanças na alimentação
  • Uso de antibióticos e/ou imunossupressores pela mãe (no caso de lactantes) ou bebê
  • Alergia alimentar
  • Infecção por fungos (micoses)

Geralmente as assaduras se manifestam com erupções semelhantes a manchas vermelhas que coçam e doem.

Como prevenir assadura de bebê?

É sempre melhor prevenir do que remediar, certo? Pensando nisso, aposte nessas táticas:

Use sabonetes próprios para bebês

Eles são desenvolvidos com substâncias menos agressivas e com menos potencial de causar alergia no pequeno. Também é indicado não exagerar na quantidade dessas substâncias.

Cuidado com a temperatura

Água muito quente pode deixar a pele muito seca e propiciar o aparecimento de assaduras. Portanto, prefira a temperatura morna.

Troque as fraldas com frequência

Umidade e pouca ventilação é a receita infalível para assadura em bebê. Evite-a conferindo regularmente a fralda e trocando-a sempre que estiver molhada ou suja.

Prefira roupas largas e frescas

Assim como em adultos, roupas apertadas em bebês aumentam o atrito com a pele e, com isso, o risco de irritação. Opte pelas mais leves e soltas.

Deixe-o sem roupa por algum tempo

Todos os dias, reserve um tempo para deixar o pequeno como veio ao mundo. Para isso, coloque-o sem fralda sobre uma almofada à prova d’água e aproveite para entretê-lo com carinho e brincadeiras.

Não esfregue

A limpeza das partes íntimas do bebê deve ser delicada, ou seja, cuidado com esfregões excessivos. Além disso, só recoloque as fraldas quando a pele estiver completamente seca.

O que é bom para assadura de bebê?

Mesmo que você tome todos os cuidados acima, ainda é possível ocorrerem assaduras. Se esse for o seu caso, não se desespere: há uma boa variedade de tratamentos para acabar com o incômodo rapidamente. Veja os principais:

Compressas frias

Umedeça uma toalha limpa com água fria, torça-a e coloque sobre a assadura do bebê por até 10 minutos. A mudança de temperatura alivia a coceira e irritação da pele. Repita quantas vezes forem necessárias.

Fraldas de pano

Caso você suspeite de alergia à fralda, faça um teste usando as de pano. Se as assaduras melhorarem, vá até o pediatra e converse sobre a suspeita.

Amido de milho

Usar maizena na assadura é uma maneira de absorver a umidade e acalmar a pele do pequeno. É só colocar uma pequena quantidade (no máximo uma colher de sopa), deixar por algumas horas e lavar em seguida. Só tome cuidado para o produto não entrar nas vias respiratórias.

Pomada para assadura de bebê

Algumas pomadas para assadura de bebê acalmam a pele e criam uma barreira protetora. Dê preferência para as com óxido de zinco ou vaselina na lista de ingredientes.

Banho que hidrata

Adicione algumas gotas de óleo de banho ou aveia coloidal à água morna na banheira do bebê. A mistura é capaz de acalmar e hidratar a pele afetada pela assadura.

Aposte na homeopatia

Compostos homeopáticos contra assadura são muito eficazes e podem ser de grande valia tanto para prevenção como para tratamento dessas lesões. Busque um médico homeopata para receber orientações adequadas sobre substâncias e doses.

Quando buscar um médico?

Peça auxílio do pediatra em caso de:

  • Assaduras acompanhadas de febre e/ou letargia
  • Lesões que não respondem ao tratamento em dois ou três dias
  • Lesões que pioram gradativamente
  • Aparecimento de pústulas com líquido amarelado
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008