Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.
Ilustração de plantas em quatro vasos diferentes.

Em tempos nos quais os medicamentos tradicionais são cada vez mais questionados por seus efeitos colaterais, mais pessoas buscam se fortalecer com tratamentos alternativos e eficazes. Conheça a diferença entre homeopatia, fitoterapia e florais para nunca mais ficar na dúvida.

Diferença entre homeopatia, fitoterapia e florais

O que é homeopatia?

A homeopatia foi proposta no século 18 pelo médico alemão Samuel Hahnemann. É um método terapêutico baseado no princípio da semelhança: para tratar uma doença, é preciso utilizar a mesma substância que a causou, só que extremamente diluída e em doses mínimas. Além disso, outro fator importante é que age na causa e não no sintoma.

Homeopatia é uma especialidade médica e, como tal, obedece a rígidas normas de fiscalização e a prática é proibida por leigos e não-habilitados. Assim, antes de qualquer uso de medicação é fundamental uma consulta clínica com profissionais habilitados.

Inicialmente utilizada por clínicos gerais, ao longo dos anos têm crescido a indicação homeopática também na pediatria. Além disso, a prática tem conquistado espaço na odontologia e veterinária.

Uma das principais razões para a procura de tratamento com homeopatia é sua visão de que a saúde do indivíduo deve ser resultante do equilíbrio físico-emocional como um todo.

O que é fitoterapia?

Ela vem de uma das práticas mais antigas da humanidade: utilizar plantas para cuidar da saúde. Os fitoterápicos utilizam somente matéria-primas vegetais para prevenir, diagnosticar e curar doenças.

As preparações podem ser com vegetais no estado natural (chás com raízes, flores e folhas são os usos mais comuns).

Existem também em forma de medicamentos, com os princípios ativos das plantas isolados para promover as chamadas propriedades terapêuticas.

A fitoterapia é bastante buscada para emagrecimento, diabetes, ansiedade e também como antidepressivo.

O que são florais?

São feitos com essências de plantas e flores. Inicialmente desenvolvido por Bach, hoje existem de várias origens, de Minas, Californianos, Saint Germain dentre outros.

Cada floral é feito para os estados emocionais indesejados, reequilibrando as energias.

São procurados geralmente para alívio de ansiedade, depressão e para emagrecer (compulsão alimentar).

E agora, qual é melhor?

As discussões sobre homeopatia, fitoterapia e florais são acaloradas, cada uma com defensores e detratores.

Ao olhar exclusivamente via o consenso de profissionais da saúde, a homeopatia é a única reconhecida – e há décadas – por associações médicas (1980 – Conselho Federal de Medicina; 1990 – Associação Médica Brasileira; além de ser liberada pela Organização Mundial da Saúde como medicina alternativa e complementar), sendo validada pela maioria dos médicos.

A fitoterapia também tem espaço cativo na Medicina e, com a homeopatia, faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Já os florais carecem de reconhecimento pela classe médica e autoridades de saúde.

O mais importante é manter a mente aberta e lembrar que os cuidados com a saúde são dinâmicos: o que era questionado ontem pode vir a ser recomendado amanhã.

Quer saber mais sobre homeopatia? Então entenda como funciona o remédio homeopático.

CategoryBlog
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008