Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.
Ilustração de osteoporose no osso da perna.

Embora os ossos possam ser impressionantemente fortes, quando acometidos pela osteoporose podem quebrar tão facilmente quanto uma casca de ovo. A condição, comum em idosos, afeta mais mulheres do que homens devido à influência dos hormônios femininos, já que, na menopausa, com o decréscimo de sua produção, o corpo reduz a capacidade de fixar o cálcio nos ossos.

A medicina convencional, dita alopática, geralmente recomenda terapia de reposição hormonal e suplementos de cálcio como tratamento para a osteoporose. Porém, o uso dessas drogas não reverte a perda óssea já instaurada. Além disso, tais medicamentos geram efeitos colaterais importantes, como maior chance de câncer de endométrio e doenças cardíacas.

Felizmente, há outra alternativa de tratamento altamente efetiva e menos onerosa do que drogas alopáticas: a homeopatia para osteoporose. Saiba mais sobre ela a seguir:

Homeopatia para osteoporose

Diferentemente dos medicamentos alopáticos, os homeopáticos usam as mesmas substâncias que causam os sintomas das doenças para tratá-las. Para isso, diluem-se as substâncias em água para neutralizar seu potencial tóxico e potencializar o terapêutico.

O composto obtido é administrado ao paciente em gotas ou pequenas cápsulas — a serem colocadas debaixo da língua até se dissolverem.

No caso da homeopatia para osteoporose, algumas das substâncias que podem ser administradas são silícea, symphytum, calcarea carbonica e calcarea phosphorica. Elas podem ser usadas conjuntamente ou em substituição aos remédios alopáticos.

Ainda há a reposição hormonal por meio da homeopatia, capaz de reduzir os sintomas da menopausa e ainda controlar as variações hormonais que prejudicam a saúde óssea, tudo isso sem aumento do risco de desenvolver outras doenças, como câncer e trombose.

Vale lembrar que tais compostos só podem ser indicados após prescrição médica, que considera as condições individuais de cada paciente.

Cuidados adicionais

Além dos remédios homeopáticos, é papel do médico estimular o paciente a adotar hábitos e atividades capazes de retardar o surgimento e progressão da doença. Tais como:

  • Praticar atividades físicas pelo menos três vezes na semana;
  • Consumir alimentos ricos em cálcio, como leite, pão integral e verduras verde-escuras;
  • Tomar sol diariamente para regular os níveis de vitamina D;
  • Conversar com seu médico sobre a terapia de reposição hormonal homeopática após a menopausa e a andropausa;
  • Após os 55 anos de idade, fazer avaliação da densidade óssea anualmente.

Gostou das dicas? Então continue navegando e saiba os benefícios da homeopatia para menopausa.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008