Ilustração de plantas em quatro vasos diferentes.

A história da homeopatia começa com o médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843). Após ficar desiludido com as práticas médicas de sua época, ele passou a trabalhar como tradutor. Certo dia, leu sobre os sintomas de intoxicação pela planta quinino e notou que os sinais apresentados eram muito semelhantes aos do quadro da doença infecciosa malária. Foi daí que surgiu a grande ideia: experimentar o quinino no tratamento da malária.

Parece contraditório, mas a ideia de combater uma doença com um composto que causa os mesmos sinais faz todo o sentido, tanto que o doutor obteve bons resultados, principalmente ao diluir o composto para neutralizar seus efeitos colaterais. A partir disso, foi criado o princípio fundamental da Homeopatia, chamado de Lei dos Semelhantes.

Depois, Hahnemann voltou a atuar como médico, desta vez testando compostos naturais em si e em voluntários. Apesar de a prática ser proibida e malvista no começo, logo ganhou adeptos em todo o mundo. Atualmente, ela é reconhecida internacionalmente como um meio de tratamento eficaz para doenças de diversas origens, tanto psíquicas quanto físicas.

Origem da Homeopatia no Brasil

A história da homeopatia no Brasil ocorreu pelo médico francês Benoit Mure (1809-1858) em 1840. Desde então, percorre-se um grande caminho até que a prática fosse reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira em 1979. Um ano depois, veio a condecoração pelo Conselho Federal de Medicina.