Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.
Febre em criança.

Febre é um sinal comum a diversas doenças e não necessariamente é uma coisa ruim, já que é parte do processo de cura. Assim, é válido deixar essa manifestação prosseguir, pelo menos por algum tempo. Contudo, se houver muito desconforto para o paciente, pode ser necessário tomar algumas medidas para baixar a febre rapidamente.

A seguir, veja como reagir nestes casos:

Estratégias para baixar a febre rapidamente

Tome um banho quente ou morno

Expor a pessoa com febre a um banho relaxante e morno é ótimo para acalmar o ânimo e trazer conforto. Além disso, conforme a temperatura da água cai, a febre gradualmente ameniza.

Faça compressas frias

Apostar em toalhas úmidas ou bolsas térmicas em temperatura mais fria do que a do corpo é uma boa maneira de baixar a febre rapidamente.

Para isso, pegue uma ou duas toalhas de mão e molhe com água da torneira, retirando o excesso. Depois, dobre no sentido do comprimento e coloque sob a cabeça e os tornozelos ou sob o pescoço e as mãos.

O tecido umedecido amenizará o calor do corpo e contribuirá com a regulação da temperatura.

Mantenha repouso

Também é preciso descansar, já que agitação e movimento aumentam o metabolismo e os batimentos cardíacos, que já costumam estar acelerados em estado febril.

Além disso, a medida é importante para evitar acidentes, pois quem tem febre pode se sentir desorientado e muito cansado para realizar tarefas simples, como dirigir e cozinhar.

Hidrate-se

Beber água é muito importante para baixar a febre e evitar desidratação, uma complicação comum, pois a temperatura alta aumenta o suor e, consequentemente, a perda de líquido.

Evite refeições pesadas

Outra estratégia para baixar a febre rapidamente é optar apenas pela ingestão de alimentos leves, já que digerir algo difícil pode sobrecarregar o organismo.

Opte por roupas leves

Por mais que a febre cause frio, o ideal é não se cobrir demais, mas optar por tecidos leves e frescos para não agravar o quadro.

O que fazer ao sentir febre?

Além das recomendações acima — que são válidas para pessoas saudáveis e não imunodeprimidas —, é indicado seguir a tabela abaixo para verificar o que fazer em caso de febre em cada idade:

Até 3 meses: busque um médico, mesmo que o bebê não apresente desconforto.

3 a 6 meses: deixe a criança descansar e ofereça muito líquido. Não a automedique. Busque auxílio médico se surgirem sintomas pouco usuais, como irritabilidade e cansaço excessivo.

6 a 24 meses: dê o antitérmico indicado previamente pelo pediatra. Se a febre não baixar com essa medida, ligue para o médico. Também aposte em descanso e consumo de líquidos.

2 a 17 anos: Incentive o indivíduo a descansar e a beber bastante água. Só administre antitérmicos se houver desconforto. Caso o problema persista, vá a um pronto-socorro.

Mais de 18 anos: adultos devem descansar e beber muitos líquidos. A medicação só é necessária em caso de desconforto, sempre respeitando a dosagem indicada na bula. Vá ao médico se a temperatura estiver acima de 39 ºC, se o medicamento não fizer efeito ou se houver dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço e/ou falta de ar.

Gostou das dicas? Então continue navegando e entenda como funciona a homeopatia para insônia.

CategoryBlog
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008