Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.
Menino em desfralde.

Conseguir desfraldar à noite é o último passo para completar a transição da criança para o banheiro, porém essa etapa ainda gera dúvidas e requer muita paciência. Para ajudar pais e mães a concluir o processo, ensinamos 7 dicas preciosas:

Qual é a idade certa de desfraldar à noite?

As crianças normalmente estão prontas para desfraldar à noite quando ficam de roupa íntima regularmente durante o dia e acordam secas a maioria das vezes.

Isso geralmente ocorre até os quatro anos, mas pode demorar mais ou menos, já que o processo de amadurecimento da bexiga e do caminho neural (que envia sinal para que a criança acorde para fazer xixi) pode variar de criança para criança.

Dicas para desfraldar à noite

Converse

Antes de iniciar o desfralde, converse com seu filho sobre o uso de roupas íntimas na cama. Parabenize-o pelo desfralde diurno e lembre como ele é grande o suficiente para estender o hábito para a noite.

Evite líquidos

Uma dica para facilitar o desfralde noturno é não incentivar o consumo de líquidos depois do jantar, como chás e sucos. Porém, não negue água se realmente houver sede.

Xixi antes de dormir

Ajudar a criança a criar o hábito de fazer xixi antes de ir para a cama é importante para evitar escapes noturnos.

Aposte no colchão impermeável

É natural que o pequeno faça xixi na cama algumas vezes durante o processo de desfralde noturno. Por isso, vale a pena investir em uma capa de colchão impermeável, já que ela facilita a limpeza. Também retém a umidade no local em que a criança está deitada, o que a fará acordar desconfortável o suficiente para que logo aprenda a despertar antes de se molhar.

Penico no quarto

Ir ao banheiro sozinho no meio da noite pode ser um pouco assustador para crianças. Então coloque um penico perto da cama (com uma toalha embaixo), para que ela possa levantar rapidamente, se precisar. Também é uma boa ideia manter uma luz acesa.

Mantenha a calma

Nunca brigue com a criança que fez xixi na cama, já que isso pode ensiná-la que é uma boa maneira de chamar a atenção. Ao contrário, sempre faça o reforço positivo por meio dos elogios.

Não apresse a secura noturna

Se seu filho obteve sucesso em ficar várias noites seguidas sem fralda, mas regrediu após algum tempo, não se preocupe: isso é absolutamente normal e esperado. Continue tentando.

Também é importante observar se houve grandes mudanças na vida da criança – como início do berçário ou mudança de casa – já que tais fatos podem prejudicar o desfralde noturno. Se for este o caso, suspenda o desfralde até que as coisas se acalmem e comece novamente.

Gostou das dicas? Então continue navegando e aprenda receitas de chá para cólica de bebê.

CategoryBlog
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008