Open/Close Menu Dra. Ligia Comerlatti é pediatra e homeopata em São Paulo que presta atendimento para adultos e crianças. Marque uma consulta online agora mesmo.
Bebê com dente nascendo.

Nem sempre o desconforto de um bebê está ligado à cólica, fome ou mesmo febre. A fase de dentição é uma das que mais incomodam os pequenos, o que destaca a importância de os pais ficarem de olho nos principais sinais e aprenderem formas de aliviá-los.

Com quantos anos nascem os dentes do bebê?

Geralmente, os dentes do bebê começam a nascer em torno dos seis meses, mas pode haver variação dos quatro meses até após 1 ano. Em alguns casos, como nos que o recém-nascido nasce prematuro, a dentição pode demorar um pouco mais.

Nessa fase, as crianças também começam a engatinhar e, assim, colocam as mãos no chão. Com a sensação de irritação causada pelo nascimento dos dentes, podem levá-las à boca com algum tipo de sujeira, o que pode gerar infecções.

Além desse sinal primário, há alguns mais específicos que podem ajudar os pais a identificarem o início da dentição. Saiba quais:

Sinais e sintomas

O bebê sente algumas mudanças na região da boca quando os dentes de leite começam a nascer.

Irritabilidade: é um dos sinais mais comuns da fase de dentição, visto que esta provoca coceira e desconforto nas gengivas. Exatamente por isso, o bebê naturalmente coloca muito as mãos e objetos na boca.

Produção de saliva excessiva: o crescimento dos dentes acontece em conjunto com o amadurecimento das glândulas salivares. Então é bem comum que haja aumento da quantidade de saliva. Para manter o bebê confortável, é recomendável limpar o excesso.

Dificuldade para dormir: pelo desconforto da dentição, os bebês acabam chorando bastante e tendo dificuldades em pegar no sono.

O que fazer para aliviar

Para diminuir a frequência das mãos na boca, recomenda-se comprar um mordedor de plástico. Há um truque que pode torná-lo ainda melhor: coloque o objeto na geladeira e deixe que o gel interno esfrie. Assim, quando o bebê colocá-lo na boca, sentirá alívio intenso.

Não se esqueça de escovar delicadamente os dentes e as gengivas do pequeno com uma escova de cerdas macias.

Alimentos gelados também aliviam o desconforto e podem ser inseridos nas refeições, desde que o bebê já tenha iniciado a introdução alimentar.

Caso a criança sinalize dores intensas, é possível administrar medicamentos previamente descritos pelo pediatra. A homeopatia pode ser uma boa alternativa neste caso, visto que apresenta compostos muito eficazes e livres de efeitos colaterais.

Dicas

É importante analisar como os dentes estão nascendo na boca, pois já é possível ter uma noção de se futuramente a criança terá problemas na implantação dentária, que exigirá uso de aparelho.

É importante também evitar o uso da chupeta por períodos prolongados, pois pode afetar a forma pela qual a arcada dentária se desenvolve. De toda forma, o nascimento dos dentes de leite causa desconforto maior ao bebê se comparados ao dos permanentes da criança,

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 - Doutora Ligia Comerlatti - CRM 40.008