Ilustração de menino com bronquiolite.

Doenças que afetam o sistema respiratório têm sido cada vez mais comuns em centros urbanos, onde a poluição é prevalente. Nesses casos, é preciso ficar atento para os sintomas de tosse, alergia e dificuldade de respirar, pois podem estar associados à bronquite ou à bronquiolite. Saiba mais sobre cada uma e entenda suas diferenças:

O que é bronquite?

A bronquite é uma inflamação dos brônquios que, assim como a bronquiolite e a asma, traz desconforto respiratório. É causada por vírus ou bactérias e pode ser aguda ou crônica.

Bronquite aguda

É comum que os agentes infecciosos causem febre ou mal-estar. Isso acontece, pois a inflamação infecciosa estreita a passagem do ar, gerando grande desconforto ao respirar. Também pode acompanhar tosse com bastante muco, mas que costuma ter curta duração.

A bronquite aguda normalmente é resultante da exposição a baixas temperaturas ou a agentes irritantes – como pó, poeira e outras substâncias alérgenas.

É comum que o tratamento seja feito em casa, mas, em casos mais graves, é necessária a internação para oferecer oxigênio e acompanhamento adequado, principalmente em caso de crianças.

Bronquite crônica

A bronquite crônica é um estágio mais avançado da doença. È um processo inflamatório recorrente (pelo menos três meses ao ano, dois anos consecutivos), acompanhado de falta de ar e secreção.

A causa mais comum é uma resposta alérgica a várias substâncias (fumo, produtos de limpeza, perfumes e alimentos). Importante descobrir a causa e tratamento adequado. Outra causa em crianças é o RGE (refluxo gastroesofágico) quando ocorre aspiração pulmonar.

A bronquite crônica pode acometer pessoas de qualquer idade.

O que é bronquiolite?

A bronquiolite é uma doença infecciosa, porém causada por um agente viral, em grande parte dos casos o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Bem mais específica que a bronquite, acomete geralmente bebês e crianças menores de 2 anos.

É uma doença que incide principalmente nos meses de Outono e Inverno, que acomete a região do bronquíolo, estreitando as vias respiratórias, o que e causa desconforto. É comum que as crianças fiquem internadas para que haja garantia de boa oxigenação no organismo.

O principal sinal da doença é a obstrução das vias respiratórias, que geralmente transparece por meio de sibilo do bebê – ruídos na respiração – e também pela expiração mais longa,

A fonte do contágio é apenas humana, normalmente por um membro da família ou outra criança da escolinha ou creche. Adultos e crianças mais velhas podem ter o vírus causador da bronquiolite, mas não apresentam os sintomas clássicos.

Como são tratadas?

Tanto a bronquite quanto a bronquiolite possuem diferentes formas de tratamento. Na maioria dos casos é possível administrar ambas em casa com uso de medicamentos e atividades específicas, como natação.

O mais comum é que o tratamento seja feito à base de medicamentos, como antibióticos, xaropes e antialérgicos. Porém, estas não são as únicas formas de tratar as duas condições.

Na alopatia, ou seja, técnica que usa medicamentos sintetizados, algumas doenças não podem ser curadas, apenas remediadas – como no caso da bronquite. Nesse cenário é comum que famílias percebam elevado gasto com medicamentos que não resolvem o problema pela raiz. Por isso, a homeopatia tem sido um dos caminhos para tratar bronquite e bronquiolite de forma saudável e eficaz.

A homeopatia visa o tratamento com base em fármacos de origem vegetal, animal ou mineral. Assim como na alopatia, é preciso que o paciente seja consultado por um médico – no caso o homeopata – que investigará o caso e aplicará os medicamentos específicos para o quadro em questão.

Os tratamentos homeopáticos para bronquite e bronquiolite têm alta taxa de sucesso e não proporcionam efeitos colaterais. Além disso, tais medicamentos são mais baratos que os alopáticos segundo a Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente Ariquemes.